sexta-feira, 2 de novembro de 2007

"Solitário" andou escondido por serras transmontanas no rio Sabor



Conhecido por assaltante solitário, de nacionalidade espanhola, há mais de 30 anos que deu ínicio à sua actividade criminosa: assaltos à mão armada, homicídio de dois guardas prisionais numa cadeia espanhola e mais de uma dezena de assaltos à mão armada a Caixas de Crédito Agricola em Portugal.

O "solitário" foi detido na Figueira da Foz e preso no EP de Caxias, durante o Verão passado, aguardando julgamento e extradição para o seu país onde será julga pelos crimes que cometeu naquele país Iberico, alguns deles há mais de 30 anos. Podendo vir a ser condenado a prisão prepétua.

Há um pastor, António Salgado, que há quarenta anos palmilha com as suas ovelhas as margens do rio Sabor, que garante ter dado pau e queijo ao mais temido criminoso da Pninsula Iberica, conhecido por "solitário". Alega o pastor que há cerca de quinze anos, a primeira vez e uma segunda há cerca de seis, o "solitário" esteve em S. Lourenço - Felgar - Torre de Moncorvo, a pedir ajuda. "Da primeira vez pediu-me de comer. Já era noite, mas não tive medo dele. Ainda me lembra de quando por aqui passavam os "passadores" com pessoas a "salto" para França, estou habituado a contactar com estranho. Da segunda vez apareceu de jip e perguntou apenas como ia para Alfândega da Fé. Desde esse dia nunca mais o vi. Bem, a não ser quando o vi na televisão e tanto eu como a minha mulher o reconhecemos. sabe, por aqui passam poucas pessoas e por isso não é facil esquecer-me dessas pessoas", conta o pastor.

Seja como for, o nosso páis tem sido o paraizo encontrado por criminosos de vários delito para se esconder à justiça do seu país. Mesmo tendo uma polícia que sempre que pode não perde a opurtunidade de "gelar" por algum protagonismo quando imagina que um qualquer cidadão cumpridor dos mais elementares deveres e respeito pela justiça os incomoda. Não é assim Sr. subintendente Neto?...

Sem comentários: